sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tudo Sobre Shaman



Os shamans curas são geralmente vistos como o tipo mais forte de shaman no que toca a PvP, mas com a build e os equips certos os shamans curas podem ser bons a PvM, tal como qualquer char. 
No entanto é um char que necessita de muito empenho e trabalho. 

Skills

Comecem por colocar um ponto em cada skill, excepto Energia, na minha opinião é uma skill inútil para um char principal, mas isso é uma escolha pessoal
Shaman Cura tem 6 skills por mestrar, as skills são as seguintes:

Curar, é uma skill que regenera uma parte do teu HP, quanto mais upada mais HP regenerará, tem ainda a vantagem de tirar o veneno, caso o nosso char esteja envenenado.

Invocar Raio, é uma skill muito boa a PvM e Wars pois atinge vários inimigos e quando bem upada tira bom dano, tem ainda chance de blackout o que é, como referi, muito vantajoso tanto em PvM e Wars.

Atirar Raio é uma skill que tira bom dano, mas atinge apenas 1 a 2 alvos caso estes estejam bastante perto e tem um cooldown de 7 segundos.

Garra Raios, é a skill que menos dano tira das skills de Shaman Cura, mas no entanto regenera rapidamente e atinge vários alvos fazendo “ricochete” uns nos outros.

Rapidez, é uma skill que fornece rapidez de movimento, mas também rapidez de feitiço o que é muito vantajoso para um shaman cura podias assim diminui o cooldown das restantes skills os que o favorece tanto em PvM como em PvP.

Energia, é uma skill que para um char principal tem pouco ou nenhuma utilidade, devido a este factor é a ultima skill a mestrar por um shaman cura. A skill aumenta o poder de ataque de um char, mas não “merece” a pena devid aos valores diminutos que a skill proporciona.


Builds

Tal como acontece com todas as classes, existem infinitas possibilidades de builds.
Tal como nos shamans dragão, nos shamans cura os status devem ser colocados da seguinte forma: 2 INT 1 Vit.
Quando chegarem a lvl 70/75 poderão fazer o reset dos status e colocar full Int e Dex e os restantes pontos no Vit. Esta mudança irá diminuir o dano físico que recebem.

Build PvE

A build PvE é um tipo de build no qual o char se torna equilibrado tanto a nível PVM como PvP. 
As skills deverão ser mestradas pela seguinte ordem:

Curar/Invocar Raio;
Curar/Invocar Raio (Escolher qual não foi mestrada acima);
Rapidez;
Atirar Raio;
Garra Raios;
Energia.

Build PvM

A build PvM é a build mais utilizada por shamans que querem um char bom no que toca ao upanço.
As skills deverão ser mestradas pela seguinte ordem:

Curar/Invocar Raio;
Curar/Invocar Raio (Escolher qual não foi mestrada acima);
Atirar Raio;
Rapidez;
Garra Raios;
Energia.

Build PvP

A build PvP é a build mais utilizada por shamans que querem um char bom no que toca a duelos e wars.
As skills deverão ser mestradas pela seguinte ordem:

Atirar Raio;
Invocar Raio;
Curar;
Rapidez; 
Garra Raios;
Energia.

Cavalo

Ter cavalo armado/militar é muito importante, vais depender dele para upar. Aprender a atacar no cavalo é uma das coisas mais importantes, ou seja, descer para dar cura e restantes skills e voltar a montar para atacar os restantes moobs.
Isto implica alguma prática, pois não é tão fácil como pensam, mas assim que o conseguirem fazer na perfeição dar-vos-á muito jeito a upar.

Equips

Devem investir em equips com o máximo Int possível e no máximo nº de equips possíveis, escudos, brincos, tudo o que pudurem…
Tal como os shamans dragão devem tentar arranjar equips com INT e Velocidade de Feitiço.
Tentem arranjar uma campainha antiga+9, de preferência, com um bom DM e DH se possivel.
Se conseguirem arranjar uma antiga como descrevi, poderão usa-la como arma até lvl 65.
Para os restantes equips deverão ser privilegiados os que tiverem Int e/ou HP

Tentem ainda fazer as missões do Biólogo o mais rápido possível, elas ajudar-vos-ão muito no vosso “caminho”. 

Colares

Os Shaman cura são influenciados pela inteligência à excepção da skill Rapidez logo o único colar que nos dá inteligência é o colar de pérolas, no entanto se tiverem que optar por um colar de pérolas +9 limpo ou por um colar de outra espécie com VD até pode ser +0 optem pelo que tem VD, esta matéria é muito dificil de abordar visto que tudo depende dos extras dos equipamentos o colar de pérolas não tem regeneração, nem tem furados ou resistência a setas por isso tudo deve ser tido em conta.

 Colar Pérolas a +9 dá-nos 4 de int, e 22% velocidade de feitiço (usem sempre os equipamentos com as respectivas gemas) 

Este colar em PVP é sem dúvida o melhor pois apesar de não ser o que mais rapidez de feitiço dá é o único que aumenta o dano constante, a PVM pode ser usado mas não é prioridade ser um pérolas se tiverem um bom colar de pérolas com Regeneração (20 ou 30%) VD (1500/2000) e no caso de andarem por zonas que sejam afectados por ataques aéreos (setas) 10 ou 15% setas é um excelente colar PVM também, talvez até o melhor!

 Colar de Ouro a +9 dá-nos 10 de resistência a setas e 20 de velocidade de feitiço.

Este colar é unicamente PVM pela sua resistência que com gemas atinge os 14% como já referi antes tudo depende dos extras mas no caso de andarem por zonas em que sofram ataques aéreos este colar pode ser uma boa opção pois basta ter 1500 ou 2000 de vida para superar outro colar que não tenha resistência a setas.
(para vos dár um exemplo eu tenho um colar de pérolas +9 com 2000 VD 10 Críticos 20 regenerar vida... e tenho um colar de Ouro com 1500 vida 20 regenerar e 10 de furar e na Gruta é o de ouro que uso)

 Colar de Ametista a +9 dá-nos 56% de regeneração de VD e 24% feitiço.

Este colar também é mais direccionado para a prática de PVM devido à sua alta regeneração e boa velocidade de feitiço, é uma boa opção para metins, V2, etc basta ter alguma VD e talvez seja o melhor colar para essas zonas em que não se precisa de ter especiais mais adaptados (resistências), com bons extras (Críticos, Vida, Furados, e Resistência a setas) pode mesmo ser o colar ideal PVM a partir do Nível a que se pode equipar até ao Nível 99.


 Colar de Safira a +9 dá-nos 20% de Chance de Furar Golpes e 24% de velocidade de feitiço.

Este colar é bom mas não é o colar ideal como se pode pensar visto que apesar de ainda existirem dúvidas sobre a possibilidade de furar golpes com skills mágicas (na minha opinião e pela lógica não fura visto que os especiais que existem é resistência e não é defesas as skills mágicas não furam) mas para quem upa de mármore os furados dão sempre jeito, tal como em metins por isso também pode ser uma opção sendo que as primeiras três opções são na minha opinião as melhores.

Estes são os 4 colares que realmente são úteis para os Shaman Cura, por isso podem ter um bom colar de perolas PVP e um Bom colar de Ametista para PVM, em metins podem optar pelo safira devido aos seus furados e o colar de ouro para zonas com setas.


(isto é apenas a minha opinião não tomem nada como certo mas sim como referencia)


Brincos:

PVM

Até chegar-mos a nível 33 quaisquer brincos servem pois é um caminho rápido de nível 1 a nível 33 no entanto os brincos de Cobre () são brincos que nos ajudam logo a nível 8 pois um pouco de força nunca fez mal a ninguém e dentro das opções que nos restam talvez estes brincos sejam os melhores neste nível, depois a nível 22 podemos optar pelos brincos de ouro () a nível 33 ai sim podemos usar os brincos de ébano ) que na minha opinião são os brincos que nos servem em PVM até lvl 99.

PVP

Aqui é que existem ainda as maiores dúvidas pois existem 3 opções até lvl 42 os melhores são os ébanos sem dúvida alguma, mas a nível 42 ganhamos a possibilidade de equipar os Platina que nos dão 28% de regenerar vida e 12 pontos de inteligência mais as respectivas gemas, e a nível 54 ainda temos os brincos de safira que nos dão 14 pontos de int e 5% de possibilidade de golpes críticos.

 Ébanos +9 - Força 12 e Max. VD: +1650

Positivo: São brincos que nos aguentam mais tempo de pé, em PVM e em PVP 1 para 1 são brincos que nos dão vantagem devido à nossa capacidade de nos curar-mos, aqui quanto mais nos aguentar-mos mais dano damos.

Negativo: Em GW são brincos que se tornam inúteis no caso de não sermos tankers mas sim atacantes de longe pois não nos aumenta o dano de Skill

 Platina +9 - Inteligência: +12 e Regeneração de VD: +28%

Positivo: A int aumenta-nos o dano e a regeneração em GW visto que se pode utilizar pots é benéfica.

Negativo: Não tem Vida ficamos muito vulneráveis.


 Safira +9 - Inteligência: +14 e Chance de Golpe Crítico: 5%

Positivo: A int aumenta-nos o dano e os críticos em GW se ficar-mos na retaguarda sem ser atacado podemos ajudar a guild em ataque.

Negativo: Não tem Vida ficamos muito vulneráveis

Resumindo, Para PVM usar brincos de ébano, para PVP dependendo das circunstancias, em 1 para 1 e em GW quando a nossa função é a de tanker Ébanos, em GW para servirmos de atacante Safira, para GW quando servimos de atacante mas estamos um pouco mais vulneráveis a ataques de adversários mas não temos a nossa principal função de tanker Platina.

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